Central de atendimento: +55 (11)   5183-8323 / 3530-1525 /

Vinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo Slider
  • *
    *
    *
    *
    *
    Fields marked with an asterisk (*) are required.
Avanços no segmento de pigmentos inorgânicos

Quais os principais avanços alcançados no segmento de pigmentos inorgânicos?

A principal tendência  dos pigmentos inorgânicos e a migração para pigmentos que sejam  atóxicos e dentro dos limites aceitos internacionalmente de metais pesados .

Somos distribuidores exclusivos  para o mercado brasileiro  os pigmentos Azul e Violeta Ultramar da Holliday Inglaterra , largamente utilizada na área de plásticos e tinta em pó. Por serem produzidos a partir de elementos naturais são 100% atóxicos inclusive com aprovação FDA . 

A Colornet também trabalha com uma linha de pigmentos inorgânicos complexos de alta resistência química , intemperismo e a temperatura da Shepherd EUA. São titanatos amarelos e castanhos, azul e verde de cobalto, violeta de manganês e preto para tintas de alta temperatura . Alem de todas estas propriedades , são considerados atóxicos podendo inclusive estar em contato com alimentos e alguns tem grau  cosmético.  

Quais os diferenciais de performance entre pigmentos orgânicos e inorgânicos?

Pigmentos inorgânicos são produzidos a partir de matérias primas minerais e de metais como chumbo, cromo, cobalto, etc o que lhes confere uma alta resistência a temperatura, química e intemperismo em relação a maioria dos orgânicos. 

Pigmentos orgânicos são derivados da síntese orgânica de materia primas derivados da área carbo petroquimica . Os pigmentos inorgânicos tem uma melhor dispersão mas tem muito menor poder tintorial que os pigmentos organicos . Os inorgânicos são mais opacos e tem maior poder de cobertura que os orgânicos que por sua vez são mais transparentes e mais brilhantes e reproduzem cores mais vivas

Com relação a custos, os pigmentos inorgânicos apresentam vantagens em relação aos orgânicos?

Pigmentos inorgânicos tem geralmente um custo muito menor que os orgânicos , mas em compensação não tem o mesmo rendimento em termos de poder tintorial.

A avaliação de custo depende da aplicacao final do pigmento e que propriedades se deseja da cor final.

E interessante notar que o fato de pigmentos organicos terem alto poder tintorial pode ser um problema operacional já que um pequeno  erro na adição do pigmento orgânico na produção da tinta pode mudar completamenta a cor ou sua tonalidade.  O azul e o violeta  ultramar , por exemplo e largamente utilizado  também na matização de branco (branco fica mais branco) , cinza ou preto. Como o volume adicionado  de azul ultramar precisa ser maior que um orgânico , fica mais fácil controlar o processo de adição e mistura .

Como o aumento das importações do mercado asiático tem impactado o setor no  mercado nacional?

A combinação do aumento de importações do mercado asiático com o dólar baixo tem feito muitos empresários brasileiros reverem seus negócios e a viabilidade de continuar produzindo . Se continuar esta tendência de importar ao invés de fabricar , a demanda nacional por pigmentos orgânicos ou inorgânicos pode cair ou pelo menos parar de crescer.

A forte aceleração das economias asiáticas tem elevado a níveis inimaginaveis os preços dos metais e o custo da energia , elementos básicos na fabricacao dos inorgânicos. Este aumento esta causando um impacto severo  no preço do pigmento inorgânico nos últimos 4 anos.

Quais as perspectivas para o próximo ano no segmento de pigmentos inorgânicos?

As perspectivas para o próximo ano apontam para a continuidade do processo de substituição para pigmentos atóxicos (principalmente pela pressão ambiental e pelas nova lei Reach na Europa) o que esta provocando por exemplo  um demanda mundial crescente de Azul Ultramar.

Os preços mundiais de inorgânicos devem continuar em alta , acompanhando o preço da bolsa de metais e a desvalorização mundial do dólar . Mas não a ponto de serem integralmente substituídos por pigmentos orgânicos . A diferença de custo na formulacao ainda e muito alta , não esquecendo que os preços dos orgânicos tem aumentado significativamente também 

Marcos Raicher 
Colornet Comercio Exterior Ltda
 

Colornet Comércio Exterior Ltda
  Av. Adolfo Pinheiro, 1000 - conj. 32 - Alto da Boa Vista - São Paulo - SP - Brasil