Central de atendimento: +55 (11)   5183-8323 / 3530-1525 /

Vinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo Slider
  • *
    *
    *
    *
    *
    Fields marked with an asterisk (*) are required.
Pigmentos de efeito

Os pigmentos de efeito contam com poucos fabricantes no Brasil. Por quê?  

A produção de pigmentos de efeito exige investimento no desenvolvimento e manutenção de tecnologias sofisticadas, segurança e qualidade. A globalização facilitou muito a difusão das aplicações e disposição dos mais avançados pigmentos de efeito no Brasil, porém, os volumes de comercialização dos pigmentos de efeito comparados com outros pigmentos commodities do mercado são infinitamente mais baixos. Os investimentos necessários para a produção destes pigmentos são muito pesados e as plantas so se viabilizam a partir de certo volume mínimo de produção.   

Na sua opinião, há uma tendência de crescimento do mercado ou o uso desses pigmentos em tintas é muito pontual?   

A tendência de efeitos metálicos e perolados em tintas automotivas chega a mais de 70% das cores nacionais. Basta percorrer lojas de equipamentos eletrônicos, celulares e outros eletroeletrônicos ,  embalagens em supermercados para notar a predominância das cores prata e metálicas.   Existe uma grande tendência de crescimento do mercado no uso de pigmento de efeitos. Somos atraídos pela luz, pelo brilho e hoje se procura cada vez mais a diferenciação e customização de carros, equipamentos eletrônicos, celulares, etc . As solicitações mais freqüentes são de alumínios extremamente brilhantes e refletivos, efeitos de transição de cores em vários ângulos ou efeitos perolados diversos. 

Quanto esses pigmentos representam em porcentagem no faturamento e volume de vendas da empresa?  

Especialidades de cores e efeitos e o grande foco da Colornet. Os pigmentos alumínios, perolados e especiais representam mais de um terço de seu faturamento anual.  

Que tipos de opções sua empresa oferece para o mercado e quais propriedades apresentam?   

A Colornet representa a Silberline, maior fabricante mundial de pigmentos metálicos de alta performance. A Silberline oferece uma linha completa de mais de 300 pastas e pó de alumínio para tintas automotivas, industriais, plásticos, tintas de impressão e cosméticos. A necessidade do mercado é obter efeitos cada vez mais brilhantes com pigmentos de aluminio com particulas cada vez menores.  

Destacamos a linha Starbrite, alumínios altamente refletivos com efeito espelhado que podem ser uma alternativa a metalização, a família Sparkle Silver Ultra uma linha de produtos com partículas lenticulares extremamente polidas e brilhantes que utilizam alta tecnologia na sua produção e utilizadas em tintas em geral, tintas de impressão e plásticos e a linha Tufflake com os pigmentos de maior resistência que não alteram o efeito quando submetidos ao impacto mecânico.

Destaque também para os pigmentos de efeito holográfico com a linha Spectratek. Alem desses, estamos lançando no Brasil os pigmentos Silbercote PC, que são pigmentos de alumínio em pó revestidos para tintas em pó e plásticos.  É importante ressaltar que alem da conhecida linha Sparkle Silver, Eternabrite, foi desenvolvida e já estamos fornecendo para o mercado nacional uma linha de alumínios econômicos de alta qualidade que atende as necessidades de redução de custos do mercado.        

Na linha de pigmentos perolados, estamos desenvolvendo este ano uma linha completa para a utilização na área automotiva, industrial e plásticos. Além destes produtos, possuímos alguns efeitos especiais como o Starlight, flocos de vidro que dão um efeito de pontos brilhantes similares ao diamante utilizadas para tintas e plásticos.  Finalmente destacamos a linha Chamaleon pigmentos de efeito com diversas variações de cores em ângulos distintos amplamente difundidos principalmente na aplicação de tunning  e corantes fotocromáticos Reversacol que variam conforme a luz.         

Quais são as suas principais aplicações em tintas?  

Pigmentos de efeito tem diversas aplicações em tintas automotivas, tintas industriais, aerosois, tintas  em pó, coil coating, tintas decorativas (base água e solvente), tintas de impressão (offset, flexografia , rotogravura e serigrafia) e plásticos diversos.      

 

Marcos Raicher - Diretor da Colornet
 

Colornet Comércio Exterior Ltda
  Av. Adolfo Pinheiro, 1000 - conj. 32 - Alto da Boa Vista - São Paulo - SP - Brasil